Inicialmente, mostrei aos meus alunos gravuras com fotos e caricaturas de Carlos Drummond de Andrade a fim de introduzir comentários sobre a vida e algumas obras do poeta. Em seguida, pedi à turma que a partir do título da poesia formulasse hipóteses sobre o que seria abordado no texto.
Solicitei silêncio aos alunos para que pudessem ouvir com atenção a declamação do poema: "Cidadezinha Qualquer". Para enriquecer este momento, utilizei o cd "Reunião- O Brasil dizendo Drummond". Os alunos ouviram o texto duas vezes. Na sequência, após os comentários sobre as impressões do poema, afixei no quadro um cartaz com a poesia escrita, juntamente com observações para a análise.
Direcionei a interpretação do poema oralmente motivando a turma a correlacionar a cidade natal de Drummond, Itabira, à descrição do local apresentado no poema.
Terminada a análise, pedi que alguns alunos fizessem uma perfomance do texto, declamando-o com diferentes entonações e utilizando gestos. Foi um momento de bastante descontração.
Na segunda parte da aula, distribui uma interpretação escrita sobre o poema para a turma fazer, pois achei importante sistematizar por escrito o que foi discutido oralmente.
Em seguida, conversei com os alunos sobre a função e as características de uma paródia. Afixei no quadro mais um cartaz contendo uma paródia do poema trabalhado: "Cidadezona Qualquer". O texto foi lido e interpretado.
Por fim, prôpus aos alunos que também criassem uma paródia do poema "Cidadezinha Qualquer" tendo como tema o local onde vivem.
A aula foi bastante dinâmica. Os alunos participaram da interpretação oral, opinaram, se divertiram com as performances, gostaram de ouvir o CD..., usaram sua criativadade na construção da paródia...Tanto foi o interesse por outras poesias de Drummond, que nos minutos finais da aula, a turma me pediu para ouvir a declamação de outras poemas, os quais selecionei: Infância, Quadrilha e No meio do caminho.
Como leitora de uma boa literatura, amei a ideia. Ficamos tristes ao som do sinal avisando que a aula terminara... Até a próxima!!!!
Jaline,
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho. Cachoeiras precisa muito de professores assim. Sucesso!
Seu blog está lindo!!! Ainda chego lá. Parabéns!!!
ResponderExcluir