sábado, 2 de maio de 2009

LIÇÃO DE CASA 2 -TP3








Dentre as atividades realizadas com os meus alunos referentes às unidades 11 e 12 da TP3 aquela em que vi resultados mais proveitosos foi a sugerida no Avançando na prática p. 150-151: análise de um texto publicitário. Tal atividade exigiu de mim uma preparação, uma vez que tive que pesquisar em revistas um anúncio publicitário atual, adequado à proposta e providenciar cópias do mesmo.
Em grupos, os alunos receberam o anúncio para ser analisado juntamente com um roteiro de orientação. Inicialmente, pedi que observassem cada parte do texto: alto da página, meio, parte debaixo. Em seguida, questionei para que público o anúncio se dirigia mais diretamente e quais elementos indicavam esse alvo. A turma concluiu que o público mais provável seria o jovem, uma vez que na propaganda, as personagens são jovens, vestem roupas da moda, o teor do anúncio é divertido, criativo... Na seqüência, pedi que me dissessem em que veículo de comunicação este texto poderia circular. Questionei se havia a possibilidade da propaganda ser veiculada pela rádio e se teria o mesmo efeito. Os alunos chegaram à conclusão de que neste texto a imagem é fundamental para transmitir a alegria, o aspecto lúdico da propaganda conectando-a ao produto perfume Humor. Dando continuidade à atividade, os alunos analisaram mais profundamente a relação entre a linguagem verbal e a imagem do texto, observando as estruturas linguísticas, a predominância do imperativo no uso do tipo textual injuntivo, o efeito que a linguagem não-verbal causa na propaganda...
Finalizada a 1ª parte do trabalho, os alunos criaram um produto de uso escolar e elaboraram uma propaganda para anunciá-lo. Os resultados da atividade foram bem positivos, uma vez que a turma foi capaz de criar propagandas levando em consideração os objetivos, o público-alvo, a situação sociocomunicativa dentre outros fatores relevantes para a criação do gênero anúncio publicitário. Desta forma, foi possível, após a apresentação dos anúncios, os próprios alunos avaliarem o texto dos colegas, sugerindo o que deveria ser revisto. Procedimentos muito diferentes da minha época como aluna, quando o professor lançava a proposta de criação de um gênero, sem dar condições aos alunos de analisarem e perceberem as características do gênero pedido. Contávamos, naquela época, apenas com a nossa criatividade!!!





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