Após discussão sobre os temas supracitados, grupos foram formados para a realização da oficina 10. Cada equipe recebeu uma imagem a fim de produzir um anúncio publicitário usando o recurso do escopo (negação) no início da propaganda.
domingo, 28 de junho de 2009
TP 05 - OFICINA 10
Neste encontro os professores partilharam conhecimentos sobre o tema: coesão textual e as relações lógicas no texto através da literatura contida no caderno de teoria e prática 05. Autores como Ingedore Koch e Marcuschi foram citados e estudados.
Após discussão sobre os temas supracitados, grupos foram formados para a realização da oficina 10. Cada equipe recebeu uma imagem a fim de produzir um anúncio publicitário usando o recurso do escopo (negação) no início da propaganda.
Após discussão sobre os temas supracitados, grupos foram formados para a realização da oficina 10. Cada equipe recebeu uma imagem a fim de produzir um anúncio publicitário usando o recurso do escopo (negação) no início da propaganda.
As oficinas, além de serem um momento lúdico, são importantes porque nelas os estudos teóricos são colocados em prática.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
LIÇÃO DE CASA - UNIDADE 19- TP5
Escolhi a atividade do Avançando na prática da página 162, por esta ser dinâmica e de rápido preparo. Inicialmente, propus alguns temas para a narrativa: o aniversário, o acidente, a festa... os alunos optaram pelo título: O encontro. Distribui papéis onde cada um escreveu uma resposta para as perguntas :O que aconteceu? Onde aconteceu? Quando aconteceu? Quem foram os envolvidos? Qual foi o desfecho?
Em seguida, os papéis foram recolhidos e colocados em saquinhos conforme as perguntas supracitadas. Cada aluno então, se levantou e pegou um papel de cada saquinho e produziu um texto narrativo, procurando ligar as respostas com elementos de coesão.
Ao final da atividade, cada um leu o seu próprio texto. Apesar do título ser o mesmo para todos, houve uma diversidade enorme de personagens, ações, desfechos: narraram encontro entre um homem e um cachorro, entre casais de namorado, entre cantor e fã, entre inimigos...
Na minha avaliação, a atividade foi bem aceita. Os alunos se divertiram no momento da leitura oral e o objetivo de produzir uma história com sentido, utilizando elementos de coesão e coerência foi atingido.
terça-feira, 16 de junho de 2009
LIÇÃO DE CASA -TP 5- Unidade 18-
Uma problemática bastante presente na produção textual dos alunos em geral é , sem dúvida, a falta de coerência e a falta de continuidade de sentidos dentro do texto. Por isso, escolhi algumas atividades da unidade 18 para preparar esta aula.
Inicialmente, li para turma o conto: "O homem que espalhou o deserto", de Ignácio de Loyola Brandão. Em seguida, através de uma conversa informal, procurei estimular os alunos a relacionar o texto com suas vivências e com o estado em que se encontra o meio ambiente, pois "quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema, maior sua prontidão para interpretar a continuidade de sentidos". Em seguida, em duplas, distribui uma atividade, a qual a intitulei de: "QUEBRA-CABEÇA COM PISTAS". Nesta atividade, o resumo do conto supracitado foi recortado em partes coloridas para que os alunos montassem de forma coerente o texto seguindo pistas (palavra-chave de cada parágrafo). Depois de montarem o conto, as duplas elaboraram questões de interpretação para serem trocadas. Após o término desta atividade, distribui uma HQ do Chico Bento, cujos balões foram apagados. Os alunos, buscando coerência entre o texto e as imagens, criaram novas falas para a história em quadrinhos. O grau de dificuldade na elaboração dessas falas não foi grande, uma vez que a temática da HQ girava em torno do desmatamento. Assunto também abordado pelo conto trabalhado.
Esta atividade foi realizada com uma turma de 5ª série. Pude observar que a montagem do quebra-cabeça ajudou os alunos a ficarem mais concentrados no que estavam lendo, uma vez que considero esta turma muito dispersa e indisciplinada.
A preparação do material foi bastante trabalhosa, já que foi preciso resumir o conto, desmontá-lo em partes, tirar xerox, recortar as peças, passar contact... mas valeu todo o trabalho!!!! Afinal, "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". (Fernando Pessoa)
Atividades -TP 05
Gostei bastante de trabalhar com o texto: "Palavra", de Adriana Falcão proposto no Avançando na Prática da página 40. O texto mostra a tonalidade emotiva das palavras e possibilita uma interação dos alunos, tornando-os também coautores a partir do momento que puderam apresentar suas próprias motivações e sentimentos ao se depararem com determinadas palavras. Após a leitura oral do texto, abri um espaço para que a turma pudesse comentar os trechos e as palavras que mais chamaram a atenção. Em seguida, propus que confeccionassem um livro com trechos e gravuras do texto lido, podendo acrescentar novas palavras e as impressões que estas lhes causam. Os alunos gostaram da atividade e se empenharam em fazê-la de forma caprichada.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
LIÇÃO DE CASA 2 - TP 4 - CARTÃO POSTAL-
Em seguida, anexei no quadro diversas imagens (parte integrante da publicação supracitada) de animais ameaçados de extinção e li algumas características desses animais. Dando continuidade à aula, motivei-os a falarem sobre o passeio que fizeram há algumas semanas à Reserva Ecológica do Guapiaçu. Questionei sobre o que viram, como era o local, o que aprenderam, qual a importância da preservação dessa reserva... dentre outras perguntas.
Na segunda parte da aula perguntei aos alunos se eles já haviam enviado ou recebido um cartão-postal. Como ninguém da turma tinha vivido esta experiência de leitura, desenhei no quadro um cartão-postal e fui explicando a estrutura desse gênero textual. Na sequência, pedi que imaginassem uma viagem a um local que tivesse bastante belezas naturais, fauna, flora... e o desenhassem na parte da frente do cartão. Solicitei também que cada um escolhesse um colega da turma para enviar este postal.
Apesar de infantis as mensagens escritas no cartão-postal, acredito que os alunos puderam compreender que neste gênero textual a mensagem não deve ser confidencial, o texto é curto, a linguagem é informal, uma vez que, na maioria das vezes, enviamos postais a amigos e familiares.
Enfim, a aula foi interesante porque pude trabalhar com um tema transversal, consegui introduzir um novo gênero para a turma, além de promover uma conversa a partir da experiência vivida por eles no passeio à reserva ecológica organizado pela professora de Ciências.
Mais atividades da TP 4
Nas unidades 13 e 14, trabalhei com os alunos as seguintes propostas:
- Pesquisa sobre uma festa local: Nesta atividade, os alunos tiveram o prazo de uma semana para em duplas recolherem materiais sobre festas que ocorrem na localidade. No dia da apresentação, as duplas levaram fotos, entrevistas, relatos, recortes de jornais... As festas mais pesquisadas foram: a Festa da Padroeira Sant´Ana, as festas juninas, a festa do aniversário de Cachoeiras, o Carnaval... Gostei particularmente de dois trabalhos bem originais: uma dupla relatou a festa de São João que ocorre na casa de um dos alunos todos os anos. E a pesquisa sobre o Carnaval fora de época (Cachofolia). Nesta apresentação, os alunos foram vestidos com a camisa do evento e os demais alunos puderam entender o que significa abadá, a diferença de uma festa aberta ao público para as festas que necessitam de ingressos, abadás... Foi bem legal esta aula, pois a maioria dos alunos não recorreu à internet para imprimir pesquisas já prontas, até mesmo porque o tema focalizava a cultura local.
- Confecção de um folder sobre as belezas naturais de nosso município: Após a pesquisa sobre as festas locais, promovi uma conversa informal sobre os pontos turísticos do município. Levei jornais com propagandas sobre as belezas naturais de Cachoeiras de Macacu e em seguida, os alunos criaram um folder ressaltando o que Cachoeiras tem de melhor. Fiquei surpreendida com as poucas informações que nossos alunos têm do município que moram. A maioria nem acreditou que Cachoeiras pudesse oferecer tantas opções para praticar esportes, passeios ecológicos... Gostei muito do texto de uma aluna da turma: 701- Nathally-. Ei-lo abaixo:
"Cansado da vida urbana? Está procurando um lugar para descansar? Então venha conhecer Cachoeiras de Macacu!!! Aqui você terá a oportunidade de apreciar belas cachoeiras e muitos rios, praticar caminhadas e rapel, desfrutar do melhor da natureza e ainda pode ter uma noite tranquila em nossos hotéis e pousadas... Não perca tempo!!Estamos esperando por você para mostrar-lhe o que nossa cidade tem a oferecer. Pois, como diz o ditado: "É nos lugares mais escondidos que estão as flores mais belas".
Assinar:
Postagens (Atom)