terça-feira, 16 de junho de 2009

LIÇÃO DE CASA -TP 5- Unidade 18-












Uma problemática bastante presente na produção textual dos alunos em geral é , sem dúvida, a falta de coerência e a falta de continuidade de sentidos dentro do texto. Por isso, escolhi algumas atividades da unidade 18 para preparar esta aula.
Inicialmente, li para turma o conto: "O homem que espalhou o deserto", de Ignácio de Loyola Brandão. Em seguida, através de uma conversa informal, procurei estimular os alunos a relacionar o texto com suas vivências e com o estado em que se encontra o meio ambiente, pois "quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema, maior sua prontidão para interpretar a continuidade de sentidos". Em seguida, em duplas, distribui uma atividade, a qual a intitulei de: "QUEBRA-CABEÇA COM PISTAS". Nesta atividade, o resumo do conto supracitado foi recortado em partes coloridas para que os alunos montassem de forma coerente o texto seguindo pistas (palavra-chave de cada parágrafo). Depois de montarem o conto, as duplas elaboraram questões de interpretação para serem trocadas. Após o término desta atividade, distribui uma HQ do Chico Bento, cujos balões foram apagados. Os alunos, buscando coerência entre o texto e as imagens, criaram novas falas para a história em quadrinhos. O grau de dificuldade na elaboração dessas falas não foi grande, uma vez que a temática da HQ girava em torno do desmatamento. Assunto também abordado pelo conto trabalhado.
Esta atividade foi realizada com uma turma de 5ª série. Pude observar que a montagem do quebra-cabeça ajudou os alunos a ficarem mais concentrados no que estavam lendo, uma vez que considero esta turma muito dispersa e indisciplinada.
A preparação do material foi bastante trabalhosa, já que foi preciso resumir o conto, desmontá-lo em partes, tirar xerox, recortar as peças, passar contact... mas valeu todo o trabalho!!!! Afinal, "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário