Em seguida, anexei no quadro diversas imagens (parte integrante da publicação supracitada) de animais ameaçados de extinção e li algumas características desses animais. Dando continuidade à aula, motivei-os a falarem sobre o passeio que fizeram há algumas semanas à Reserva Ecológica do Guapiaçu. Questionei sobre o que viram, como era o local, o que aprenderam, qual a importância da preservação dessa reserva... dentre outras perguntas.
Na segunda parte da aula perguntei aos alunos se eles já haviam enviado ou recebido um cartão-postal. Como ninguém da turma tinha vivido esta experiência de leitura, desenhei no quadro um cartão-postal e fui explicando a estrutura desse gênero textual. Na sequência, pedi que imaginassem uma viagem a um local que tivesse bastante belezas naturais, fauna, flora... e o desenhassem na parte da frente do cartão. Solicitei também que cada um escolhesse um colega da turma para enviar este postal.
Apesar de infantis as mensagens escritas no cartão-postal, acredito que os alunos puderam compreender que neste gênero textual a mensagem não deve ser confidencial, o texto é curto, a linguagem é informal, uma vez que, na maioria das vezes, enviamos postais a amigos e familiares.
Enfim, a aula foi interesante porque pude trabalhar com um tema transversal, consegui introduzir um novo gênero para a turma, além de promover uma conversa a partir da experiência vivida por eles no passeio à reserva ecológica organizado pela professora de Ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário