No encontro de hoje os professores se reuniram para expor algumas das atividades realizadas em sala de aula de acordo com as propostas das TPs ao longo desses meses.
Inicialmente, foi lido o texto "Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim", do escritor Rubem Braga. A partir de algumas questões trazidas pela formadora Maily Anne foi aberta uma discussão sobre a crítica ao rigor do ensino da gramática e a cobrança da estrutura formal da língua nos concursos públicos, vestibulares e na própria sala de aula.
Em seguida, após a troca de experiências sobre as atividades produzidas pelos alunos, foi concluída a dinâmica da árvore iniciada no encontro inaugural. Naquele colocamos na árvore as sementes que gostaríamos de plantar ao participarmos do Gestar. Hoje depositamos os frutos que já foram colhidos neste período. Eu semeei : "Prazer em educar" e colhi: "Produções textuais criativas", pois todas as atividades de produção de texto que preparei para meus alunos obtiveram bons resultados.
Enfim, avalio esta 1ª etapa do GESTAR de forma bastante positiva. O material teórico é de ótima qualidade, as atividades propostas são dinâmicas, lúdicas.
Aproprio-me das palavras do escritor Rubem Alves (de quem sou fã) para finalizar: "A inteligência é como a Bela Adormecida: só acorda de seu sono quando tocada por um beijo de amor. Assim são os corpos e mentes das crianças e adolescentes, castelos de muitos quartos, em cada um deles, dormindo uma inteligência à espera de alguém que as acorde." As atividades do GESTAR, com certeza, me fizeram acordar muitas inteligências em sala de aula. Valeu!!! Até a próxima etapa!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário