segunda-feira, 19 de outubro de 2009

TP 6 -unidades 21 e 22

A construção da argumentação

Após alguns meses sem encontros do Gestar, retornamos aos estudos no dia 14 de outubro. Iniciamos esta 2ªetapa utilizando o TP 6. Lemos e discutimos material sobre argumentação e linguagem, cujas algumas das assertivas mais relavantes destaco abaixo:
- No dia-a-dia todos nós somos seres argumentativos, pois usamos nossos conhecimentos de mundo e de linguagem para agir sobre o outro, para convencê-lo a se comportar como desejamos.
- Argumento é todo procedimento linguístico que visa persuadir, a fazer o receptor aceitar o que lhe foi comunicado, a levá-lo a crer no que foi dito e a fazer o que foi proposto. Neste sentido, todos os textos são argumentativos porque todos são, de certa maneira, persuasivos.
AVANÇANDO NA PRÁTICA Página 23/24

Inicialmente, promovi uma conversa informal entre os alunos sobre o fato de estarmos a todo momento usando a linguagem para convencer o outro, persuadir, impor nossas ideias, embora nem sempre tenhamos essa intenção explícita, consciente. Pedi que citassem oralmente como e em que situação sociocomunicativa usavam o poder de argumentação. Como resposta, citaram: "Uso meu poder de argumentação quando quero escolher um determinado presente. Falo, falo sem parar. Aí minha mãe fica cansada e me dá o que quero"/ "Argumento quando desejo ficar até mais tarde em uma festa. Geralmente costumo até chorar para comovê-los"/ "Tento persuadir meus pais a me darem dinheiro comparando minha situação com a dos meus amigos"...
Em seguida, distribui um trecho de um artigo intitulado: "Garantia de um belo sorriso" (p.23)para ser lido. Logo após, os alunos responderam a algumas questões, tais como:
"De que ideia o texto pretende convencer o leitor? Como o texto procura fazer isso?"
"Como estão organizados os tempos verbais no texto?"
"Que comportamentos se esperam de um leitor convencido das ideias do texto?"
Após leitura das respostas, introduzi a definição de tese e argumento para a turma.
Como proposta de produção textual escrevi no quadro sugestões de temas ligados à saúde (p.54) para que os alunos definissem uma ideia a ser defendida como tese na elaboração de um texto argumentativo levando-se em consideração a situação sociocomunicativa, bem como o suporte, o tipo de leitor, a linguagem empregada...
O resultado da atividade foi positivo, pois os alunos puderam perceber que para uma boa argumentação é necessário usar recursos que possam tornar o texto convincente, verdadeiro, levando o leitor a crer nos argumentos da tese defendida.

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