Nesta aula, levei para sala diferentes figuras, colei-as no quadro e pedi a alguns alunos que dissessem, se na sua opinião, as imagens caracterizavam a ideia de trabalho.
Cada um expôs sua visão e a partir dessa motivação, direcionei o jogo proposto no Avançando a prática da página 31 e 32.
Cada um expôs sua visão e a partir dessa motivação, direcionei o jogo proposto no Avançando a prática da página 31 e 32.
A aula foi dinâmica, lúdica e muitos, através da brincadeira, puderam perceber que a definição de trabalho pode ser muito mais ampla do que apenas relacioná-la a um meio de se ganhar dinheiro.
Em seguida, em duplas, solicitei que os alunos pesquisassem ou criassem diferentes gêneros textuais com o mesmo tema: TRABALHO. Assim, surgiram poesia, artigo de jornal, horóscopo (os signos e as profissões), gráficos, uma página de diário sobre o primeiro dia de trabalho, artigos da constituição brasileira sobre os direitos e deveres do trabalhador, anedota, carta de apresentação a uma empresa, e-mail, receita de como se conseguir um bom trabalho..
Cada dupla apresentou o seu texto e direcionados por mim, os alunos interpretaram-nos observando a finalidade de cada gênero, os prováveis leitores, o tipo de linguagem usada, os locais mais prováveis de circulação do texto...
Por fim, anexamos os textos no mural da sala, dando-lhe o título de: "O variado mundo da leitura".
Nenhum comentário:
Postar um comentário