Desenvolvi com meus alunos da 7ª série a atividade das páginas 74 e 75 da TP3.
Inicialmente, distribui para ser ouvida e cantada a música remixada: "De repente, Califórnia" de Lulu Santos. Em seguida, conduzi uma interpretação oral da letra quanto ao tema, autores do texto, traços linguísticos que marcam o destinatário da canção, o tipo de linguagem empregada, a intenção estética no uso do léxico, as figuras de linguagem, como por exemplo, a personificação em: "O vento beija meus cabelos", o formato do texto em versos e estrofes...
No segundo momento, distribui uma carta de um brasileiro que atualmente mora na Califórnia. Pedi aos alunos que identificassem o remetente, o destinatário, o assunto central, os estrangeirismos bastante presentes no texto. Lancei o questionamento se havia a possibilidade do texto ter sido enviado apenas pelo correio ou também virtualmente...
Na sequência, a turma leu um artigo de jornal intitulado "CALIFORNIA DREAMS". Pedi que reconhecessem a temática, as características da linguagem empregada, bem como, se poderia ser possível esse mesmo artigo ser veiculado oralmente por um jornal da TV.
Por fim, os três textos foram comparados e os alunos registraram, por escrito, as semelhanças , diferenças e finalidades dos gêneros apresentados.
A aula foi lúdica e os alunos conseguiram compreender que um mesmo tema, dependendo da intenção sociocomunicativa e do seu uso pragmático, pode ser abordado através de diferentes gêneros textuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário