06 de abril de 2009.
Minhas primeiras impressões sobre o curso de formação continuada GESTAR II foram bem animadoras. A professora mediadora Maily Anne explicou a metodologia do curso e entregou o material pedagógico. Como adoro livros, no primeiro momento, vibrei de felicidade ao receber meu kit. Posteriormente, após ler o caderno TP3, pude perceber o quanto o material é bom, porém trabalhoso. Exigirá de nós, professores, bastante dedicação.
Os textos iniciais sobre a variedade dos gêneros discursivos trouxeram à tona gostosas reminiscências do período em que apresentei em 2001 minha monografia na conclusão do curso de Pós-graduação na UERJ. Minha pesquisa intitulada: "Modos de escrever: por uma teoria dos gêneros discursivos" almejou classificar a redação escolar dentro de uma tipologia de gêneros à parte daqueles já classificados por apresentar características inerentes ao seu próprio fazer. Tive a oportunidade de ler muitos autores da bibliografia indicada nas TPS: Bakhtin, Koch, Geraldi... Para mim será bastante enriquecedor neste momento reler o material, confrontar com os cadernos de teoria e prática, trocar experiências e fazer do estudo da teoria um elo com minha prática pedagógica.
Enfim, neste primeiro encontro, lançamos a semente da transformação (como foi proposto na dinâmica), a semente da vontade de educar por prazer, da necessidade de estarmos fomentando a criatividade, a leitura crítica na sala de aula.
Ao assistir ao filme: "O saber e o sabor" algumas imagens ficaram registradas em minha mente, tal como : "A metáfora do Macarrão" criada por Rubem Alves e que agora partilho com você: "Ao escorrermos o macarrão cozido, só aproveitamos a massa. O que não nos interessa, passa pelos furos do escorredor. Assim é ensinar. É preciso, que nós professores, deixemos escorrer o que é supérfluo, os contéudos que não serão válidos para a vida. Fiquemos apenas com o que há de melhor para a educação, a fim de que nossos alunos possam também saborear, degustar o que há de mais prazeroso. "
Minhas primeiras impressões sobre o curso de formação continuada GESTAR II foram bem animadoras. A professora mediadora Maily Anne explicou a metodologia do curso e entregou o material pedagógico. Como adoro livros, no primeiro momento, vibrei de felicidade ao receber meu kit. Posteriormente, após ler o caderno TP3, pude perceber o quanto o material é bom, porém trabalhoso. Exigirá de nós, professores, bastante dedicação.
Os textos iniciais sobre a variedade dos gêneros discursivos trouxeram à tona gostosas reminiscências do período em que apresentei em 2001 minha monografia na conclusão do curso de Pós-graduação na UERJ. Minha pesquisa intitulada: "Modos de escrever: por uma teoria dos gêneros discursivos" almejou classificar a redação escolar dentro de uma tipologia de gêneros à parte daqueles já classificados por apresentar características inerentes ao seu próprio fazer. Tive a oportunidade de ler muitos autores da bibliografia indicada nas TPS: Bakhtin, Koch, Geraldi... Para mim será bastante enriquecedor neste momento reler o material, confrontar com os cadernos de teoria e prática, trocar experiências e fazer do estudo da teoria um elo com minha prática pedagógica.
Enfim, neste primeiro encontro, lançamos a semente da transformação (como foi proposto na dinâmica), a semente da vontade de educar por prazer, da necessidade de estarmos fomentando a criatividade, a leitura crítica na sala de aula.
Ao assistir ao filme: "O saber e o sabor" algumas imagens ficaram registradas em minha mente, tal como : "A metáfora do Macarrão" criada por Rubem Alves e que agora partilho com você: "Ao escorrermos o macarrão cozido, só aproveitamos a massa. O que não nos interessa, passa pelos furos do escorredor. Assim é ensinar. É preciso, que nós professores, deixemos escorrer o que é supérfluo, os contéudos que não serão válidos para a vida. Fiquemos apenas com o que há de melhor para a educação, a fim de que nossos alunos possam também saborear, degustar o que há de mais prazeroso. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário