terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sugerindo leituras...


No último encontro, cada professor levou indicações de livros para serem trabalhados em turmas de 5ª à 8ª série. Obviamente que não é fácil neste vasto mundo da literatura infanto-juvenil citar apenas alguns títulos, mas aqui vão minhas indicações:

"O fantástico mistério de Feiurinha", de Pedro Bandeira.- editora FTD-(Excelente leitura de peça teatral. Sou apaixonada por esse livro!!!!!)

"Grávida aos 14 anos", de Guila Azevedo- editora Scipione (Bom para abordar o problema da gravidez precoce- as alunas costumam gostar do texto, que é bem descontráido e possui linguagem apropriada à faixa etária.)

" Sonhos, Grilos e Paixões", de Carlos Queiroz Telles- editora Moderna (É um livro de poesia com questões pertinentes à adolescência: descoberta do corpo, primeiro beijo, confusão de sentimentos...)

"Beijo na boca", de Ivan Jaf- editora Moderna (Excelentes e divertidos contos. Os alunos adoram!!!!)

Eis um poema de um dos livros indicados:

" Eu em mim"

Enfim,

este é o meu corpo,

flor que amadureceu.


Estalo os dedos,

é sonho.

Respiro fundo,

é brisa.

Estendo os braços,

é asa.

Libero as fibras,

é voo.


Esperança resolvida,

verso que ficou pronto.

Meu corpo é assim.

(...)


Sou eu

para a dor e o prazer,

para o sabor e o saber,

para a emoção de viver

viagem tão companheira.

Sou eu sim,

Sou eu assim,

sou eu enfim

com o meu corpo

em mim!

(Carlos Queiroz Telles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário